Processo criativo: conceito, prática e resultados
Se você pretende melhorar a criação publicitária dos seus projetos, não pode ignorar o desenvolvimento de um processo criativo. Ele impulsiona novas...
O Facebook DPA proporciona automaticamente seu inventário para pessoas que demostraram interesse no seu site, no seu aplicativo ou em outro lugar na internet. Os anúncios dinâmicos têm a mesma aparência dos outros anúncios de imagem única, carrossel ou coleção no Facebook, Instagram e Audience Network. No entanto, em vez de criar individualmente um anúncio para cada item promovido, você cria um modelo de anúncio que usa automaticamente imagens e detalhes de um catálogo para os itens que deseja anunciar.
Fonte: Facebook for Business
Você gasta uma parte relativamente grande do seu orçamento levando clientes para sua loja, um site repleto de produtos cuidadosamente selecionados e criado para incentivar a conversão e ainda, em média, 97% dos visitantes de seu site sairão sem fazer uma compra.
É aí que criativos dinâmicos entram. Uma das maneiras mais eficazes de aquisição de seus leads/clientes no Facebook.
Neste conteúdo, vamos abordar:
Resumindo, o retargeting do Facebook é uma forma de publicidade digital no Facebook voltada especificamente para usuários que já visitaram seu site.
Como abordagem, é particularmente eficaz porque o público-alvo já conhece e se envolveu com sua marca, o que significa que é mais provável que o façam novamente. Isso também significa que eles deixaram um rastro de dados digitais que, quando usado corretamente, pode dizer a melhor forma de atraí-los de volta.
Anúncios dinâmicos (DPA – Dynamic Product Ads) destacam itens individuais de sua loja, direcionando os compradores no Facebook com os produtos mais relevantes de acordo com sua navegação individual e comportamento de compra, automaticamente e em tempo real.
Às vezes, eles são encontrados como anúncios de um único produto. É mais comum utilizar o design de carrossel para permitir que você exiba vários produtos em um espaço de anúncio, criando um anúncio deslizante especialmente criado para usuários móveis, com imagens de produto separadas.
Anúncios padrão do Facebook têm uma abordagem abrangente, mostrando a todos os clientes os mesmos itens, independentemente de seus gostos individuais.
Os anúncios dinâmicos do Facebook, no entanto, são preenchidos com base na análise contínua do perfil de dados pessoais do indivíduo, mostrando produtos que eles visualizaram ou outros itens relacionados.
Ao tornar os anúncios muito mais relevantes, o comprador tem não apenas mais probabilidade de clicar, mas também de converter.
Como eles funcionam no nível do produto, essa forma de anúncio direciona o tráfego para as páginas de seus produtos, em vez de outras áreas do seu site.
Isso significa que eles atraem clientes mais voltados para a compra do que simplesmente engajados com a ideia de sua marca.
Exigindo apenas a configuração inicial, os anúncios dinâmicos do Facebook evoluem conforme o seu conhecimento do indivíduo, ao contrário dos anúncios padrão que exigem atualização constante e podem se tornar rapidamente desatualizados.
Dependendo da tecnologia que você usa para implementá-los, eles podem refletir mudanças em sua loja automaticamente, de forma que os produtos que estão em falta nunca sejam promovidos, por exemplo.
Geralmente os consumidores online não seguem uma jornada de compra linear; em vez disso, passam por vários canais e dispositivos, o que significa que você deve adotar uma abordagem centrada no cliente, mantendo a experiência consistente onde quer que seus compradores estejam.
Os anúncios dinâmicos do Facebook reúnem informações de todos os pontos de contato, visando clientes com os mesmos itens, independentemente de como estiverem navegando.
Combine um histórico de navegação com recomendações pessoais, elas são preenchidas com os itens que um comprador olhou durante sua última visita, bem como outras peças relacionadas.
Quando um cliente vê um item, ele está mostrando um forte sinal de interesse, significa que algo sobre aquela peça específica chamou sua atenção.
Ao lembrá-los das peças que despertaram esse interesse, você potencializa essa atração inicial. Se o item não for adequado para eles, a recomendação de itens semelhantes serve para mostrar que você tem alternativas relevantes.
Se usuário acessar um item é um indicador de interesse, então, adicioná-lo ao seu carrinho é um sinal de compra. Mas, com os clientes vivendo uma vida agitada, não é incomum que até as peças mais desejadas acabem esquecidas.
Estatisticamente, a maior parte do tráfego de comércio eletrônico é proveniente de dispositivos móveis (45,1%), embora a maior parte da receita de vendas seja por meio de computadores.
Isso indica que a maioria das viagens de compras começam em um smartphone, mas são concluídas em um tablet ou computador.
O redirecionamento com base no perfil do indivíduo, em vez de depender do uso tradicional de cookies, permite que os compradores continuem de onde pararam, independentemente do dispositivo que estejam usando.
Segmentar clientes que compraram algo recentemente, com os itens mais relevantes para sua compra é uma grande jogada.
Pode ser tentador pensar que, depois de feita uma compra, seu trabalho está concluído, mas na verdade não há melhor momento para entrar em contato.
É interessante fazer essa comunicação logo após a primeira compra, sua marca ainda está fresa na cabeça dele. A melhor maneira de fazer isso? Recomendações com base no que compraram recentemente.
Anúncios dinâmicos do Facebook também podem ser usados para atrair novos clientes, destacando automaticamente os itens mais populares em seu site a qualquer momento – isso significa que seus anúncios sempre refletem as estações e tendências atuais.
Não apenas os desejos de compra são mais fortes no início, mas se muito tempo passou desde que um cliente viu um item, é provável que haja um motivo pelo qual ele não o comprou, talvez ele tenha comprado algo semelhante em outro lugar ou não é mais relevante para suas necessidades.
Com base em nossos próprios dados, recomendo retargeting por no máximo 30 dias após a visita à sua loja.
Embora esse estilo de anúncio seja muito visual, com descrições de produtos individuais obtidas automaticamente, você ainda precisa considerar o copy que o acompanha.
Ao criar um copy para o anúncio, certifique-se de ter um ponto focal no criativo e que ele provoque entusiasmo, jogue com o medo de perder ou até mesmo com gatilhos emocionais. Felizmente, o Facebook criou uma página de dicas (em inglês) para ajudá-lo a criar textos publicitários eficazes.
A menos que você tenha absoluta certeza de que sabe o que está fazendo, evite manipular manualmente seus esforços de retargeting (por exemplo, para promover produtos de faixas diferentes para aqueles que o cliente visualizou ou para incluir produtos com uma margem maior).
O objetivo desses anúncios é levar os clientes de volta à sua loja e à jornada de compra, destacando os itens mais relevantes para eles. Leve os clientes de volta à sua loja e à jornada de compras.
Começar a usar os anúncios dinâmicos do Facebook exige que você incorpore um pixel em sua loja online, isso coleta os dados comportamentais dos usuários que visitam seu site, passando para o Facebook para que possam preencher seus anúncios com os itens mais relevantes.
O Facebook DPA é uma ferramenta poderosa para re-engajamento e conversão. Se usado de forma estratégica pode gerar grandes resultados.
Se você ficou com alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, será um prazer ajudar.
Boas criações!
Se você pretende melhorar a criação publicitária dos seus projetos, não pode ignorar o desenvolvimento de um processo criativo. Ele impulsiona novas...
Quem trabalha em setores de criatividade, como design e comunicação, precisa entender o impacto da teoria das cores para potencializar os resultados...
O Photoshop é uma ferramenta incrível que é utilizado no mundo inteiro. Exitem alguns plugins para photoshop para facilitar a vida dos usuários e...